Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral 2015

Todo ano o Governo Federal lança um processo de averiguação cadastral e revisão. A Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral 2015 tem o intuito de identificar as famílias que não estão com os dados atualizados ou que estão com possíveis inconsistências nas informações que foram repassadas no Cadastro Único.

Por isso, é necessário que essas famílias atualizem seus cadastros e fiquem atentas a esse processo. O processo de Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral 2015 foi dividido em 2 etapas para facilitar.

Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral 2015

Etapas do Processo

As etapas servem pra definir as famílias prioritárias no atendimento e que precisaram atualizar os dados o mais rápido possível de acordo com os prazos estabelecidos.

Etapa 1

A Etapa 1 ocorre imediatamente e convoca todas as famílias através de cartas e mensagens informando sobre possíveis bloqueios e cancelamentos caso não haja a atualização cadastral.

Essa etapa só envolve as famílias beneficiárias do PBF e nessa etapa também ocorre conjuntamente os dois processos, tanto averiguação como atualização.

Cada família terá a identificação do tipo de processo que deverá ser executado.

Etapa 2

A Etapa 2 é só voltada para famílias não beneficiárias do PBF e o ocorrerá apenas o processo de Averiguação Cadastral. As famílias também serão comunicadas por cartas ou mensagens e essa etapa terá início a partir do 2º Semestre de 2015.

Lista de Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral 2015

Cada município receberá uma lista com essas famílias que precisam regularizar sua situação. Todas essas famílias devem ser convocadas para executar o processo de averiguação ou revisão cadastral.

O processo de Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral 2015 é um procedimento que está inteiramente ligado com a gestão dos benefícios. Sendo assim, a família que estiver dentro da lista de Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral 2015 e não atualizar o seu cadastro dentro do prazo ou estiver fora das normas do programa, poderá ter seu benefício cancelado ou bloqueado imediatamente.

As famílias com marcação de visita domiciliar devem ser visitas pela Gestão Municipal do Programa Bolsa Família para que o cadastro seja atualizado dentro do prazo.

Essas famílias pertencem a Etapa 1 e podem ter seus benefícios cancelados já em Agosto.

Fernando Felix
Cadastro único

21 Comentários

  • Maria Caruzo Fernandes

    Como eu se q já está disponível o pagamento

  • dayane

    Quanto tempo leva pra ser desbloqueado por averiguação?

  • kellen oleques

    porque algumas pessoas estao, eu recebia 400 reais e agora estou recebendo 300reais, porque isto?recebendo pouco

    • Fernando Felix

      Kellen, o benefício pode variar de acordo com a renda per capita familiar e de acordo com a quantidade de membros na família. Para saber mais detalhes você deve procurar o setor do Cadastro Único/Bolsa Família no seu município ou ligar para o MDS (0800 707 2003) para obter mais informações.

  • Rubens de França

    Estou esperando a visita até hj e nada, aí fui sacar meu benefício e estava bloqueado, aí está semana fui tentar novamente sacar e estava cancelado. Ou seja, até agora nada de visita e nada de benefício,o que devo fazer? Será que tenho que ir no CRAS, fazer o recadastramento ou não tenho mais direito.

  • Maria Costa

    Ja fiz o cadastro a quatro meses até agora nada tenho três filhos e preciso porque .Não estão mas fazendo inclusão

  • Erivete Ferreira de lima

    Quero saber se já fui cadastrada no bolsa família

  • Viviane alves

    Este governo é muito engraçado, não me mandaram nenhuma carta, nem porcaria nenhuma. Eu tinha ido no setor do bolsa família levar declaração escolar no dia 22/09 e a funcionária não disse nada a respeito… No dia 24/09 sendo dois dias depois eles já tinham bloqueado o benefício voltei lá e a funcionária achou estranho pois no sistema dela nada constava de errado. Agora como faço para comprar o leite dos meus filhos??? Se essa é a única renda fixa que tenho pois não tenho com quem deixar 4 crianças para poder trabalhar no momento, e a única coisa que a funcionária falou é que eu tinha que recadastramento em 2016,e agora??? Como fica essa situação???

  • antonio brito de souza

    boa noite sr: fernando felix, eu sou um fiscal voluntario desse programa para esclarecer todas as informaçao as pessoas beneficiado do bolsa familia, porque os gestores pouco informa a essas pessoas que as vezes são leigas e que as vezes perde seu unico beneficio por imresponsabilidade dos gestores que não manda os agentes fazer as visitas nas casas dos beneficiarios para fazer os cadastros das familias e quando as familia vão ao gestor eles não dão atenção, me ajude para que eu continue ajudando a quem precisa, meu trabalho é sem fins lucrativos, eu faço um monitoramento em geral para sempre informar com muita clareza a quem precisa,

  • valeria ROSA FREIRE RUMAO

    EU RECADASTREI NO PRAZO PRESVITO TUDO CORRETO E MESMO ASSIM BLOQUEARAM MEU BENEFICIO MORA 5 PESSOAS NA MINHA CASA E SO UMA TRABALHA E AINDA MIM CORTAM O BOLSA

  • Elisangela Barbosa

    ja faz 2 meses que nao ecebo o das minha filhas

  • Daniele E.A de Sousa

    Daniele Evangelista Andrade de Sousa
    Eu já atualizei o meu cadrasto e mesmo assim o meu benéficio continua bloqueado
    Pq isso?

  • cleonice dias

    tenho 46 anos tomo remédio controlado,moro com uma filha que ainda não trabalha,por minha causa,eu fui fazer o cadastramento e disseram que eu ganhos além do salário,preciso desse dinheiro pra tudo,sou separada,e o que ele dar nem dar pra comer,,pago,luz,áqua e agora estou sem a bolsa familia que me ajudava muito.

  • cintia cecília

    A técnica do CRAS poderá fazer a visita de revisão cadastral e averiguação cadastral ?

    • Rosiana

      Eu cadastrei em agosto do ano passado ou seja .não tem ano ainda.mesmo assim tenho que recadastrará de novo.estou recebendo mensagem.

  • Ednalva da Cruz

    Já fiz a revisão cadastral e estou recebendo aviso

    • Simone

      Fiz tbm eles me.bloquearam e falaram que demora de três a quatro meses

  • Aline

    Oque e o código G2-23 ?

  • Adriana Freire

    O que significa averiguação com o código g2-23?

  • Katharynne mychelle oliveira de sousa

    Já tem 3 meses que fiz o recadastro ate hoje benefício está bloqueado. quanto tempo demora pra desbloquear, afinal?

  • Elaine Pereira Cardoso

    Eu tenho dois filhos estou desempregada meus filhos estão matriculados na rede pública, como não tenho condições de pagar aluguel moro com meus pais e o meu bolsa família foi cancelado.

Comentários