O beneficiário do Auxílio poderá usar o PIX para movimentar o valor do benefício a partir do dia 30 de Abril. A novidade contempla as famílias que recebem a ajuda emergencial do Governo Federal.
A partir do dia 30 de Abril, os beneficiários do Auxílio Emergencial poderão utilizar o PIX para movimentar o valor recebido, entretanto existem algumas restrições.
Beneficiário do Auxílio Emergencial poderá usar o PIX
O cidadão que recebe o Auxílio Emergencial 2021 terá a oportunidade fazer transferência via PIX. A possibilidade é inédita visto que tal ação era proibida pelo Banco Central.
“Tal excepcionalidade se faz necessária visando a proteção dos usuários, uma vez que tais recursos não podem ser objeto de descontos ou de compensações que impliquem a redução do valor do auxílio”, afirmou a instituição.
Transferência Via PIX para mesma titularidade será proibida
Mesmo com a mudança, ocorrerá ainda uma restrição referente a utilização do PIX para movimentar o Auxílio Emergencial. Não será possível o beneficiário do Auxílio Emergencial 2021 transferir via PIX o valor do benefício para uma conta própria.
O Banco Central quer evitar que o cidadão possa transferir o valor do Auxílio para uma conta de mesma titularidade. O objetivo é que o valor realmente seja usado para pagamentos e o dinheiro possa circular no mercado.
Datas de Depósito diferentes das Datas de Saque
Para quem recebe o Auxílio Emergencial e não é do Bolsa Família, as datas de depósito são diferentes das datas de saque.
O cidadão contemplado pelo Auxílio tem a parcela depositada em uma data conforme o calendário de pagamentos, porém consegue sacar só em outra data de acordo com o calendário de saque do Auxílio Emergencial 2021.
A opção de movimentar o Auxílio Emergencial com PIX possibilita que as pessoas agilizem o recebimento do valor. Ainda assim, continua funcionando os atuais calendários.