Como as famílias saem do Programa Bolsa Família?

Como entrar no Programa Bolsa Família é a dúvida de muitas pessoas. Mas embora várias tenham a chance de entrar no programa, outras famílias também acabam saindo. Saiba por quais motivos as famílias saem do Programa Bolsa Família.

Por quais motivos as famílias saem do Programa Bolsa Família?

Veja agora quais os motivos:

Falta de atualização

A falta de atualização do cadastro é um dos principais motivos para a saída de uma família do programa. As famílias saem do Programa Bolsa Família por deixarem de atualizar o Cadastro Único. Como sabemos, o Cadastro Único precisa ser atualizado a cada no máximo 2 anos. A falta de atualização pode acarretar na exclusão automática do cadastro. Dessa maneira a família também teria seu benefício cortado.

Descumprimento das Condicionalidades

Deixa de cumprir os compromissos nas áreas de educação e saúde também leva a família a sair do programa. As condicionalidades são determinantes para o recebimento do benefício. As famílias saem do Programa após terem o efeito dos descumprimentos sobre o benefício. Os efeitos dos descumprimentos das condicionalidades são: Advertência, Bloqueio, Suspensão, Cancelamento.

Processos de Fiscalização – Averiguações Cadastrais

Os processos de fiscalização ajudam a identificar famílias que estão com alguma pendência no cadastro. Informações erradas no cadastro, subdeclarações de renda, omissão de informações ou prestação de informação falsa podem inserir as famílias nesses processos de Averiguação Cadastral. A família é alertada sobre a fiscalização e pode ter efeitos sobre seu benefício. Em alguns casos famílias saem do Programa Bolsa Família por estarem fora do perfil para recebimento.

Portas de saída do Bolsa Família

As portas de saída do programa são formas de sair do Programa Bolsa Famílias. As famílias saem do Programa por meio de oportunidades que aparecem para os beneficiários. Essa saída é de forma voluntária e muitas vezes acontecem porque a renda da família melhorou. O próprio Governo Federal incentiva as portas de saída e cria oportunidades para que as famílias superem a pobreza. Programas de inclusão produtiva e de geração de emprego de renda entram nessa lista. Pronatec, Primeiro Emprego e até mesmo o Programa Progredir são exemplos.

Desligamento Voluntário

O Desligamento Voluntário do Bolsa Família é uma opção que a família tem de sair do programa. O desligamento é feito de forma voluntária e deve ser solicitada pelo Responsável Familiar. Caso a família arrume um emprego ou tenha uma renda melhor poderá informar no setor do Bolsa Família e pedir seu desligamento. O Desligamento Voluntário faz com que o benefício seja cancelado e dá a oportunidade para outra família necessitada entrar no programa.


Como as famílias saem do Programa Bolsa Família?
Rate this post

Deixe um comentário