Instruções para novos beneficiários do Bolsa Família

Quem começa a receber o benefício do Bolsa Família muitas vezes não sabe como fazer. O Responsável Familiar (RF) precisa saber quais os passos a serem realizados para que recebimento do benefício. Nesse artigo iremos trazer as primeiras instruções para novos beneficiários do Bolsa Família.

O que acontece quando a família é contemplada com o benefício?

Ao ter o benefício concedido a família recebe as primeiras informações de como proceder. Essas informações são essenciais para que a família entenda o que é o Bolsa Família e como ela pode receber o benefício.

Instruções para novos beneficiários do Bolsa Família chegam por meio de cartas

As primeiras instruções para novos benefícios do Bolsa Família são detalhadas em cartas. Essas cartas chegam até o endereço da família e são encaminhas pela Caixa Econômica Federal (CAIXA). São enviadas duas cartas: a primeira com informações gerais sobre o Programa Bolsa Família e a segunda com o Cartão Bolsa Família.

Cartão Bolsa Família é o principal meio de saque

O Cartão Bolsa Família é utilizado pelas famílias beneficiárias para sacar o benefício. O cartão é emitido pela CAIXA e chega através de uma carta com as primeiras instruções para novos benefícios. Essas instruções orientam o Responsável Familiar (RF) a desbloquear o cartão e posteriormente receber o benefício do Bolsa Família.

A validade da parcela é 90 dias

Caso a família não saiba que tem o benefício ou demore a ir sacar poderá ter problemas. Por isso é importante que a família fique atenta e se possível procure sempre a sede do Programa Bolsa Família no seu município.

A validade da parcela do benefício dura 90 dias. Caso passe esse prazo e a família não saque o benefício a parcela volta para o Governo Federal. Em casos de não recebimento do cartão, a família deve ligar para a Central de Atendimento da Caixa (0800 726 0207) e verificar a localização do seu cartão ou solicitar uma segunda via. Para evitar maiores problemas com o envio do cartão é necessário que o RF informe corretamente o endereço no Cadastro Único.

Se você ainda não recebeu o benefício do Bolsa Família e possui dúvidas sobre como funciona o processo de concessão, acesse esse artigo e entenda como funciona o ingresso de novas famílias no programa.

Instruções para novos beneficiários do Bolsa Família
Rate this post

Deixe um comentário