O Bolsa Família é um programa de transferência de renda direta do Governo Federal e existe a mais de 10 anos. E toda família que esteja dentro do perfil exigido pode participar do Bolsa Família. As exigências para entrar no Bolsa Família é que irão determinar se cada família irá ter direito ou não a ser beneficiária.

entrar-no-bolsa

Exigências para entrar no Bolsa Família

Essas exigências sempre determinaram as família participantes do programa. É a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que é verificado se a família se adequa as exigências para ser contemplada com o benefício. É no Cadastro Único que o governo conhece realmente quem têm direito a receber Bolsa Família.  Então, além de ser cadastrada no Cad Único, a família precisa fazer parte das seguintes exigências:

  • Família cadastrada no Cadastro Único

A primeira exigência para que a família entrar no Bolsa Família, é que ela esteja cadastrada no Cadastro Único. Com o cadastro, ela terá todas suas informações e da família coletadas e o governo federal terá conhecimento do seu perfil.

  • Família com perfil de pobreza ou extrema pobreza

Esses perfis foram determinados pelo Governo Federal através do conceito de miserável determinado pelo Banco Mundial. E no perfil determinado pelo governo federal, as famílias com renda per capita de até R$ 154,00 se encaixam no perfil de família em situação de pobreza. Já as famílias com renda per capita de até R$ 77,00 se encaixam no perfil de família em situação de extrema pobreza.

Caso a família se encaixe nesse perfil, ela cumpriu uma exigência e faz parte de uma camada mais vulnerável da sociedade. Essa família, nesse caso, necessita de uma ajuda maior do governo para suprir as necessidades básicas.

  • Cumprimento de Condicionalidades

A família precisa também cumprir todas as condicionalidades do programa. E isso já começa a ser visto a partir do processo de cadastramento, já que no caso das famílias com crianças dentro da idade para recebimento e que frequentam a escola, será necessário a declaração de matrícula e um acompanhamento de frequência. Como também as condicionalidades de saúde que envolve a família.