Para quem recebe o benefício do Programa Bolsa Família, agora a partir de março surge uma nova opção na hora de receber o benefício, Bolsa Família na Poupança. A Poupança Caixa Fácil é a mais nova opção. o valor do benefício agora pode ser creditado na poupança. O cartão Poupança Caixa Fácil também pode ser utilizado como cartão de débito para compras, saques e consultas de saldos e extratos bancários.

Quer saber como receber o seu benefício do Bolsa Família na Poupança? Leia o artigo que iremos lhe explicar

Sou obrigado a receber meu Bolsa Família na Poupança?

Primeiramente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) juntamente com a Caixa Econômica Federal, parceira nessa iniciativa, informa que não é obrigatória a abertura da conta, isso é uma ação voluntária. Caso a Responsável Familiar não deseje abrir a conta poupança, ainda assim, ela poderá receber normalmente o benefício com o Cartão do Bolsa Família conforme o calendário de pagamentos.

Quais as vantagens de receber o Bolsa Família na Poupança?

  • Fazer retiradas parciais do benefício do PBF — dois saques por mês são gratuitos;
  • Tirar, gratuitamente, até dois extratos por mês, o que melhora o controle sobre os valores movimentados na conta. Os extratos da poupança podem ser emitidos nos caixas eletrônicos da CAIXA, em lotéricas ou em comércios com a marca CAIXA Aqui;
  • Fazer compras utilizando a função débito do cartão, em qualquer comércio que aceita a bandeira ELO;
  • Deixar, se quiserem, parte do dinheiro rendendo no banco, com mais segurança e tranquilidade.

Outra vantagem é que a Poupança Caixa Fácil não tem cobrança de taxas de manutenção e nem libera limite de cheque especial, evitando problemas de endividamento. Receber o Bolsa Família na Poupança é uma nova possibilidade que gera mais segurança e tranquilidade, principalmente com o uso do cartão de débito para compras e evitando o manuseio de dinheiro e possíveis assaltos em saidinhas de banco. O planejamento é outro ponto importante, já que as famílias podem planejar seus gastos.

bolsa-família-na-poupança

Como abrir a Poupança Caixa Fácil?

A abertura da conta Poupança Caixa Fácil pode ser feita nas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. O Responsável Familiar que tiver interesse em abrir a conta, precisa apenas se dirigir as agências ou lotéricas com o CPF e RG, não sendo obrigatório o Comprovante de Residência. Qualquer eventual problema na abertura da conta deve ser denunciado junto a ouvidoria da Caixa (0800 725 7474) ou ao MDS (0800 707 2003) – opção 5.

Quando chega o cartão Poupança Caixa Fácil?

O cartão deve chegar em até 10 dias úteis após a abertura da conta. O próximo pagamento já deve ser creditado na conta poupança.

Receber o Bolsa Família na Poupança

Recapitulando, como foi dito ao longo do texto, receber o benefício o Bolsa Família na Poupança é uma nova opção para um maior segurança e controle dos gastos. Abrir a Conta Poupança Caixa Fácil é ação voluntária. As famílias que abrirem a conta ou já tiverem usando ela, poderão fazer compras com o cartão de débito nos estabelecimentos que aceitam a bandeira ELO.