O Enem 2017 está chegando e as inscrições começaram no útlimo dia 08 de Maio e irão até dia 19 de Maio. Esse ano a inscrição está com o valor de R$ 82,00, maior taxa já registrada. Porém o ENEM 2017 trouxe uma surpresa, a isenção no enem 2017 para quem tem o Cadastro Único.

Essa surpresa irá ajudar muitos jovens que desejam fazer o exame e não tem o valor de R$ 82,00 para desembolsar. Pensando justamente nisso, o governo trouxe a opção de isenção para as famílias de baixa renda.

Como ter isenção no Enem 2017?

O Enem 2017 tem uma regra de isenção que apresenta 5 maneiras possíveis de conseguir a isenção. São elas:

Caso você se encaixe apenas nas duas últimas opções, significa que a isenção é possível conforme o Decreto 6.135/2007 (Decreto referente ao Cadastro Único). Esse decreto rege o Cadastro Único. Então se você possuí o Cadastro Único poderá solicitar a isenção através do seu NIS.

Informe seu NIS para solicitar a isenção do Enem 2017

Caso você tenha Cadastro Único e se encaixe dentro do perfil de baixa renda, você poderá solicitar sua isenção no Enem 2017 utilizando o número do seu NIS (Número de Identificação Social). Com o NIS o Governo Federal poderá analisar suas informações socieconômicas e saber se você tem direito a isenção no enem 2017.

Como posso saber o meu NIS?

É possível consultar o número do seu NIS nos postos de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família nos municípios. Como também é possível consultar o número do seu NIS através da nova ferramenta que o governo lançou, o Consulta Cidadão. Saiba mais sobre o Consulta Cidadão e como você pode consultar seu NIS sem sair de casa.

Isenção no Enem 2017

Toda solicitação de isenção no Enem 2017 será analisada pelo MEC e os órgãos competentes. Por isso, tenha cuidado nas informações que você presta na hora da entrevista no Cadastro Único. Todas as informações são relevantes e necessárias.

O resultado da isenção será informado pelo Governo Federal, por isso fique sempre atento ao site do ENEM como também a qualquer informação do governo pelos canais de comunicação. Se sua isenção for deferida, significa que você teve direito a isenção no enem 2017 e não necessitará pagar nenhuma taxa
para fazer o exame.