O Cadastro Único apresenta todas as informações importantes e que foram informadas pelo Responsável Familiar.

E como um cadastro, ele precisa ser atualizado para conter todas as informações atualizadas da família. E para você não ficar em dúvida, saiba qual o prazo para atualização cadastral.

O prazo para atualização cadastral vai depender de alguns critérios e esses critérios são determinantes para evitar que um cadastro fique desatualizado e com informações inverídicas. Sendo assim, qualquer família que faz parte do Cadastro Único, embora não receba o Bolsa Família, deve fazer a atualização cadastral dentro dos prazos informados. Entenda os critérios para atualização cadastral logo abaixo:

Quando houver alguma alteração nos dados da família

Sempre que a família tiver alguma mudança, seja na renda per capita, nas despesas, na quantidade de membros no domicílio, uma mudança de trabalho ou qualquer outra informação importante como endereço, deve ser feita uma atualização cadastral para que o cadastro contenha todas essas novas informações.

A cada 2 anos

O período normal para cadastramento é cada 2 anos, ou seja, 24 meses contados da data da última entrevista. Então, quando a família faz o cadastro, ela precisa atualizar num primeiro momento daqui no máximo 2 anos, porém a atualização pode ocorrer antes caso tenha ocorrido alguma alteração na família como informado no critério anterior. Após cada entrevista começa novamente a contar esse prazo de 2 anos. Fique de olho também nas informações que são apresentadas no saldo ou que vem junto com o comprovante de saque.

atualizacao-cadastralImportância da Atualização Cadastral

A atualização cadastral é muito importante porque caso a família não atualize o cadastro, o benefício pode ser bloqueado. E caso não ocorra um atualização após o bloqueio, o benefícios podem ser cancelados.

É bom lembrarmos novamente que a atualização cadastral é importantíssima para as famílias que fazem parte do Cadastro Único, embora não recebam Bolsa Família. Pois o Cadastro Único é um programa que abrange 18 programas sociais do Governo Federal e todos eles dependem dos dados informados no cadastro para a geração do NIS. Sempre que o NIS é utilizado seja para um concurso ou para outros detalhes, pode ocorrer uma consulta aos dados cadastrais e por isso as informações devem ser atualizadas com frequência.

Sempre que as informações estiverem atualizadas, a família fica mais segura ao passar por qualquer avaliação cadastral para recebimento de um benefício ou para participar dos outros programas sociais que o governo oferece e que utilizam o Cadastro Único para Programas Sociais como base de informações.