Um Projeto de Lei que visa prorrogar Auxílio de R$ 600 por até um ano está na Câmara dos Deputados. O projeto quer conceder o benefício por até um ano para os trabalhadores informais.
Prorrogar o Auxílio de R$ 600 por até um ano
Essa é a principal proposta de um Projeto de Lei da bancada do PT na Câmara dos Deputados. Cerca de 51 dos 53 deputados do PT querem que a concessão do Auxílio Emergencial aumente para um ano, devido principalmente a crise econômica provocada pela pandemia.
Os deputados alegam que o Auxílio apenas por 3 meses “não será suficiente diante da previsão de contaminação pela Covid-19 até julho ou agosto”. Os deputados que pedem a continuação do Auxílio também alegam que haverá um período de transição entre o choque do isolamento e a efetiva retomada da atividade, levando-se em consideração a demora em o mercado reagir a momentos de crise.
O PL 2283/20 altera a Lei 13.982/20 e prevê que, após o pagamento do auxílio por 12 meses, o período de concessão do benefício poderá ser prorrogado novamente por ato do Poder Executivo. Caso o projeto venha a ser aprovado, o pagamento do Auxílio Emergencial duraria um ano.
Outros projetos solicitam a prorrogação do Auxílio
Além do Projeto dos deputados da bancada do PT, existem outros projetos na Câmara que querem a prorrogação do Auxílio. Um deles é o Projeto de Lei da bancada do PSOL. O PL 2365/20 proposto pelos dez deputados da bancada do Psol prevê que o Auxílio Emergencial seja concedido por noves meses. E vários outros projetos foram apresentados para que ainda sejam colocados em votação.
Decreto determina que o Auxílio pode ser prorrogado por igual período
O Decreto Nº 10316 DE 07/04/2020 que aprovou o pagamento do Auxílio Emergencial, prevê que o benefício seja prorrogado por mais três meses caso o país continue ainda em estado de Pandemia.
Leia Mais