O Governo Federal já divulgou quais os benefícios do Auxílio Brasil logo após o Governo anunciar a criação do novo Programa Social. O programa que substituirá o Bolsa Família terá 9 modalidades de benefício.

Bolsa Família revogado

A Medida Provisória (MP 1.061 de 9 de Agosto de 2021) revogou o Bolsa Família. Com isso o Programa dará espaço ao novo Auxílio Brasil que deve começar já em Novembro.

A volta do Bolsa Família era muito esperado, porém com a criação do Auxílio Brasil começa um ciclo de fim do Bolsa Família.

A revogação do programa acontece após o Governo Federal querer criar diversas vezes um novo programa de transferência de renda.

Auxílio Brasil será 50% maior que o valor do Bolsa Família

Atualmente o Bolsa Família tem um benefício médio de R$ 189. Com a chegada do Auxílio Brasil, estima-se que o benefício fique com um valor em torno de R$ 400 para as famílias beneficiárias.

benefícios Auxílio Brasil

O reajuste acontece depois de cerca de 2 anos sem reajuste no Programa Bolsa Família. Agora os novos valores devem beneficiar as famílias que já fazem parte do programa e outras famílias que devem adentrar ao longo do tempo.

Quais os Benefícios do Auxílio Brasil?

O novo Programa Social Auxílio Brasil terá 9 modalidades diferentes de benefícios. Muita gente ainda não sabe mas esses serão os tipos de benefícios do Auxílio Brasil.

As três primeiras modalidades formam o chamado Núcleo Básico do Programa. Elas seguem o padrão do Bolsa Família com benefícios voltados as famílias de acordo com a composição familiar e principalmente renda per capita.

Conheça os benefícios do Núcleo Básico do Auxílio Brasil!

Benefício Primeira Infância

Nesse benefício serão contempladas as famílias com crianças que tenham até 36 meses incompletos.

Benefício Composição Familiar

Essa modalidade de benefício difere um pouco no Bolsa Família no tocante a limitação da idade para receber o benefício. Enquanto o Bolsa Família limita o benefício aos jovens de até 17 anos, o Auxílio Brasil contemplará jovens de 18 a 21 anos incompletos.

O objetivo do Governo é fazer com que esse grupo complete pelo menos um nível da escolarização formal.

Benefício de Superação da Extrema Pobreza

Esse benefício segue a mesma lógica do BSP já pago as famílias integrantes do Bolsa Família. Caso após receber os benefícios financeiras a família continuar em situação de extrema pobreza, será dado um apoio financeiro sem limitações quanto ao número de integrantes do núcleo familiar.

Essas três modalidades de benefício fazem parte do Núcleo Básico do Programa e serão benefícios do Auxílio Brasil pagos a boa parte dos beneficiários do Bolsa visto que seguem um padrão muito parecido com o Bolsa Família.

Benefícios – Ferramentas de Inserção Socioeconômica

Essas modalidades de benefícios do Auxílio Brasil buscam abranger parte do que alguns programas e benefícios sociais já executam.

Confira as outras modalidades de benefícios!

Auxílio Esporte Escolar

Um dos benefícios do Auxílio Brasil é para a incentivar o esporte escolar. Esse será destinado a estudantes com idade entre 12 e 17 anos incompletos, membros de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e que se destacarem nos Jogos Escolares Brasileiros.

Auxílio Inclusão Produtiva Rural

O benefício será pago por até 36 meses aos agricultores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Auxílio Inclusão Produtiva Urbana

Você sabia quem um dos benefícios do Auxílio Emergencial é relacionado a está em plena atividade? No novo programa um benefício será para quem estiver na folha de pagamento do Auxílio Brasil e comprovar vínculo de emprego formal.

Auxílio Criança Cidadã

O benefício Auxílio Criança Cidadã será destinado ao Responsável Familiar (RF) com criança de zero a 48 meses incompletos que consiga uma fonte de renda mas não encontre vaga em creches públicas ou privadas da rede conveniada.

O valor será pago até a criança completar 48 meses de vida. Porém, o limite por núcleo ainda será regulamentado.

Benefício Compensatório de Transição

Esse benefício será para as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família que perderem parte do valor recebido após o seu enquadramento no Auxílio Brasil. Essas famílias irá ter um benefício concedido no período de implementação do novo programa e será mantido até que haja acréscimo no valor recebido ou desligamento da família quando ela não se enquadrar mais nos critérios de elegibilidade.

Bolsa de Iniciação Científica Júnior

Benefício destinado para os estudantes com bom desempenho nas competições acadêmicas e científicas e que recebam o Auxílio Brasil. A transferência do valor será pago em 12 parcelas mensais. Nesse tipo de benefício não existe limite máximo de beneficiários por núcleo familiar.

Essas são todas as modalidades de benefícios do Programa Auxílio Brasil.

Quer saber mais sobre o Auxílio Brasil? Confere aqui no nosso site tudo sobre o Auxílio Brasil e sobre os diversos outros programas sociais já existentes!

Leia Mais

Participe da conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

Comentários