Um grande questionamento de algumas famílias beneficiárias é por que uma família recebe mais que a outra, embora a quantidade de membros na família seja a mesma. E hoje vamos responder esse questionamento, entretanto, para responder essa dúvida precisamos primeiramente entender o que é o Cadastro Único.

Toda família para ser um dia contemplada pelo benefício do Bolsa Família, é preciso fazer parte primeiramente do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É o Cad. Único que serve como ferramenta para que o Governo Federal conheça a realidade das famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade sócio econômica.

As famílias podem se cadastrar no Cad. Único no setor do Cadastro Único ou no Bolsa Família da sua cidade. No cadastro são relatadas informações importantes para que seja feita a seleção automática pelo sistema das famílias beneficiárias.

Por isso, toda e qualquer informação prestada deve ser verdadeira. Mas qual o motivo que explica que mesmo as famílias prestando as informações verdadeiras, outra família recebe mais?

familia-recebe-mais

Cada família é uma realidade

Precisamos entender que cada família é uma realidade diferente e só isso já explica bastante o motivo pelo qual alguma família recebe mais. As famílias são diferentes e consequentemente suas realidades. Algumas têm um salário para ajudar com as obrigações familiares, já outras possuem outras características peculiares, até mesmo questões de moradia ou quantidade de membros, assunto que vamos entender no próximo tópico.

Estrutura familiar

Esse é um ponto forte e determinante dos valores que cada família recebe. Se uma família recebe mais que outra, a resposta na maioria dos casos está aqui.

A quantidade de membros na família e que fazem parte do Cadastro Único vai compor a família e dividir a renda existente. Assim, a per capita de cada família será diferente de acordo com o que ele ganha de outras fontes e de acordo com a quantidade de pessoas que fazem parte de cada família. Assim, a mesma quantidade de membros não representa que as famílias devem receber o mesmo valor. Entenda melhor logo abaixo.

Renda per Capita

Esse é outro fator determinante do valor do benefício de cada família. Duas famílias podem ter a mesma quantidade de pessoas no cadastro e ainda assim receber valores diferentes devido a renda per capita ser diferente.

Vamos citar um exemplo:

renda-exemplo

Como foi possível verificar no exemplo acima, mesmo as famílias tendo a mesma quantidade de pessoas, ainda assim, o valor recebido por elas é diferente devido aos tipos de benefício que cada uma recebe pela composição da família e pela renda per capita de cada família.