Como ativar o cartão do Bolsa Família?

Uma das primeiras coisas a se fazer quando o beneficiário é contemplado com o Bolsa Família, é ativar o cartão do Bolsa Família. Mas isso só pode ser feito quando o cartão chega para o beneficiário.

Onde e quando chega o cartão do Bolsa Família?

O cartão do Bolsa Família é enviado para o beneficiário assim que ele é contemplado com o benefício. O cartão do Bolsa Família é emitido pela CAIXA e o prazo de entrega é de 30 a 45 dias. O cartão é enviado diretamente para a casa do Responsável Familiar, para o endereço o qual ele informou no Cadastro Único. Porém, caso o cartão não chegue logo, o beneficiário poderá sacar o benefício com uma guia bancária apresentando seus documentos em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Isso acontece com certa frequência, visto que o beneficiário recebe logo uma correspondência do MDS informando que foi selecionada para receber o Bolsa Família. E muitas vezes o cartão pode demorar a chegar por outras questões de logística de entrega.

Ficou ainda na dúvida? Quer saber maiores detalhes de onde chega o seu cartão do Bolsa Família? Acesse aqui!!!

O que fazer e como ativar o cartão do Bolsa Família quando chegar

O cartão ao chegar na sua residência é entregue a algum membro da família que precisa ter no mínimo 18 anos para assinar o comprovante de recebimento. Se o Correio não conseguir achar ninguém na residência, ainda serão feitas duas tentativas. Após isso, o cartão fica disponível nas agências dos Correios por até 20 dias. Depois desse prazo o cartão é enviado para uma agência da CAIXA.

E como posso ativar o cartão?

O cartão deve ser ativado pelo Responsável Familiar por meio de uma ligação para o 0800 726 0207, solicitando o desbloqueio e a liberação para o cadastramento da senha. Logo após o Responsável Familiar precisa ir até uma lotérica assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão. Nesse exato momento também será cadastrada a senha do beneficiário, caso já tenha sido feita a liberação prévia por telefone. Ao realizar o cadastramento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico para poder ativar o cartão do Bolsa Família. É necessário que a família apresente um documento para que o procedimento seja executado. Para ativar o cartão do Bolsa Família e cadastrar a senha, o Responsável Familiar (RF) pode também ir diretamente nas agências da CAIXA.

Cuidado com o seu cartão do Bolsa Família

É importante lembrar que o cartão do Bolsa Família é de uso pessoal e intransferível. Assim, o Responsável Familiar deve ter cuidado para não perder o cartão e nem deixar em posse de outras pessoas.

O cartão é a principal forma de sacar o benefício e caso a família venha a perder ou ser roubado, deve procurar o mais rápido possível a agência da CAIXA para bloqueio. Isso ajuda o governo federal evitar fraudes como cartões em mão de terceiros para o saque do benefício.

Como ativar o cartão do Bolsa Família?
Rate this post

Deixe um comentário