Municípios em emergência terão Bolsa Família e BPC antecipados

O governo anunciou que municípios em emergência terão Bolsa Família e BPC antecipados.  Os recursos foram antecipados para beneficiários das áreas afetadas. Os municípios decretaram estado de emergência ou calamidade pública.

Municípios em emergência terão Bolsa Família e BPC antecipados

Beneficiários do BCP e Bolsa Família que residem nas áreas afetadas pelas fortes chuvas tiveram seus benefícios antecipados. Essa é uma medida do governo voltada para os municípios que decretam estado de emergência ou calamidade pública.

Os municípios dos estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro vem sofrendo com chuvas fortes que causaram diversos estragos nos últimos dias. Cerca de 85 municípios desses três estados já decretaram estado de emergência ou calamidade pública. Só no Espírito Santo, mais de 11 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas após as chuvas.

Quais municípios terão o benefício antecipado

O total de 85 municípios que declararam situação de emergência ou calamidade pública terão o recurso antecipado. A antecipação do recurso é permitido conforme Lei Federal. A parcela de Fevereiro será disponibilizada mais cedo para todos os beneficiários.

Quando a família poderá sacar a parcela de Fevereiro?

Para as famílias desses 85 municípios, a parcela de Fevereiro estará disponível já no dia 12 de Fevereiro. Nessa data, todas as famílias beneficiárias poderão sacar o benefício do Bolsa Família. Essa antecipação desconsidera o Calendário do Bolsa Família, logo a família não precisa em Fevereiro esperar até o dia do Final do NIS para sacar o benefício.

O Ministério da Cidadania também vai antecipar uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para moradores das cidades atingidas. Outros investimentos também serão feitos para apoiar as famílias que estão em abrigos de acolhimento ou desalojadas. Essa ação procura ajudar as famílias que estão ainda mais vulneráveis nesse momento e precisam do aporte financeiro para as eventuais despesas.

Veja a lista dos municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública

Essa é a lista dos 85 municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública. Os beneficiários do Bolsa Família e do BPC terão seus benefícios antecipados em Fevereiro.

Comentários