A Receita Federal já está realizando os procedimentos e irá cancelar mais de 1 milhão de CPF’s que podem ser usados para fraudes. A medida é uma iniciativa para evitar que pessoas utilizem dados indevidamente de pessoas que já morreram.

Governo pretende cancelar 1 milhão de CPF’s

O Governo Federal pretende cancelar 1 milhão de CPF’s. O cancelamento realizado pela Secretaria Especial da Receita Federal poderá suspender mais de 1 milhão de números de CPF (Cadastro de Pessoa Física) para evitar que os mesmos sejam utilizados para cometer fraudes ou para a utilização indevida de benefícios sociais.

cancelar 1 milhão de CPF's
cancelar 1 milhão de CPF’s

 

A operação de integridade e apurações de fraudes começará os procedimentos em breve. Caso alguém queira contestar a suspensão de um CPF, poderá fazer isso diretamente junto as agências ou pelo atendimento da Receita Federal.

Bolsa Família vinculado ao CPF

O Programa Bolsa Família hoje é vinculado também ao CPF. Isso acontece porque o CPF é o principal cadastro de identificação de pessoas e é utilizado para pagamento de diversos programas sociais.

As pessoas, por exemplo, que tiveram problema com o cadastro do CPF durante esse ano, tiveram problemas para receber o Auxílio Emergencial.

CPF Negativado é diferente de problemas cadastrais

Muitas pessoas confundem mas o CPF negativado não impede as pessoas acessarem os diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal. Os problemas no CPF relacionados a dados cadastrais envolvem apenas as informações relativas aos documentos e dados pessoais. Então, o procedimento de cancelar 1 milhão de CPF’s não tem ligação nenhuma com débitos financeiros.

Fraude no Bolsa Família? Cuidado com os golpes

Cuidado com Fraudes

Muita gente não se toca mas acaba caindo em diversos golpes que hoje em dia circulam pela internet. Isso acontece pelo fato que muitas pessoas esquecem que o Governo Federal não fica solicitando dados do benefício pela internet.

A maioria dos golpistas envia links nas redes sociais e em grupos de whatsapp prometendo benefícios que não existem. Assim, o beneficiário acaba preenchendo seus dados sigilosos em formulários e depois os dados são utilizados para aplicar golpes.

Muito cuidado na hora de fornecer seu CPF para terceiros, isso pode trazer grandes problemas ao longo do tempo.

E lembrando que as atualizações do Cadastro Único só acontecem hoje em dia de forma presencial. E o CPF é um dos documentos obrigatórios para atualização cadastral.

Leia Mais

Deixe um comentário

Comentários