O Governo Federal estuda criar o Renda Brasil, um program que substituiria o Bolsa Família e incluiria diversos outros programas sociais. A proposta foi comentada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.

O que é o Renda Brasil?

Ainda em estudo pelo Governo, a proposta do Renda Brasil é que ele seja um programa de renda mínima. Inicialmente, a ideia é que o Bolsa Família seja transformado em Renda Brasil e amplie o número de beneficiários. Atualmente, o programa Bolsa Família atende 13,9 milhões de famílias. Com isso, o programa unificaria diversos programas sociais, dentre eles o Bolsa Família, o Abono Salarial e até mesmo o Seguro Defeso.

Qual será o valor do Renda Brasil?

Até o momento ainda não foi definido valores. Mas tudo indica que o Renda Brasil seja um valor em média maior do que o pago pelo Bolsa Família. A média de valor pago no Bolsa Família no ano de 2020 é aproximadamente R$ 200. Os valores precisam ser definidos pela equipe econômica e aprovados pelo governo. A mudança deve passar também pela aprovação ou as críticas do Congresso Nacional.

Quem deverá receber o Renda Brasil?

Por enquanto não existe nada concreto. Entretanto, os beneficiários do Bolsa Família seriam os primeiros a serem migrados para o novo programa social. A tendência é que isso seja de forma automática, transformando vários programas em um único programa social com maior abrangência.

Trabalhador Informal deve ter renda mínima

O trabalhador informal será um dos beneficiados pelo novo programa. O Governo Federal planeja adaptar o sistema do Auxílio Emergencial para incluir os informais.  Eles teriam direito a um benefício extra enquanto não tiverem um trabalho com carteira assinada ou não atingirem uma renda equivalente a um salário mínimo. Essa segunda opção também iria retirar o beneficiário do programa durante o período.

Leia Mais

Deixe um comentário

Comentários